História
Com a criação do Centro Hospitalar Médio Ave - E.P.E. (CHMA), foram constituídas duas Urgências: uma Básica em Sto Tirso e uma Médico-Cirúrgica em Vila Nova de Famalicão.
Foram estabelecidos protocolos de cooperação entre as Administrações do INEM e do CHMA que determinaram a instalação de uma Ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida), na Unidade de Sto Tirso e uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) na Unidade de Vila Nova de Famalicão.
No dia 31 de Agosto de 2009 na sede do CHMA, em cerimónia presidida pelo Senhor Primeiro Ministro Engenheiro José Sócrates e com a presença da Senhora Ministra da Saúde Dr.ª Ana Jorge foi assinado o protocolo entre o INEM representado pelo Senhor Presidente Dr. Abílio Gomes e o CHMA, representado pelo Senhor Presidente Dr. José Maria Dias.
No dia 01 de Setembro de 2009 às 08:00h iniciou a actividade a VMER-CHMA, por uma equipa previamente formada e treinada em assistência pré-hospitalar constituída com 25 Médicos e 19 Enfermeiros.
Trata-se da 14ª VMER que o INEM dispõe na Zona Norte ao serviço da população.
A VMER é activada através do CODU, ligando o Número Europeu de Socorro (112) e a equipa é sempre constituída por Médico e Enfermeiro.
A VMER é apenas accionada em situações cujos critérios avaliados pelo CODU, assim o justifiquem, ou seja, é o CODU que define se há ou não necessidade da equipa se dirigir para o local da ocorrência.
A base da VMER-CHMA situa-se na Unidade Hospitalar de Vila Nova de Famalicão do CHMA.
“A prioridade não deve ser o transporte da vitima aos meios,
mas sim o transporte dos meios à vitima”
Dr. Kirschler, 1938
Francisco Sampaio, Médico Coordenador